quarta-feira, janeiro 12, 2011

Texto de Wasim Aluísio Prates Syed - aluno de 12 anos

Carro Nano

    Automóvel elétrico, produzido na montadora Indiana Tata Motors, e também chamado “o carro do povo” na Índia, promete ser um carro que mudará o mercado automobilístico internacional, custando apenas 2500 dólares, em reais apenas 3.500 a 3.800. Afinal, pra que comprar um carro que polui e custa caro do que comprar um carro como esse que é barato e não polui.
     O que o faz a diferença, é o preço, porte e sua simplicidade.
       Com 3,1 metros de comprimento, 1,5 metros de largura e 1,6 de altura, o Nano é um monovolume de quatro portas e, segundo garante a Tata, oferece espaço suficiente para quatro pessoas e também boa dirigibilidade, tanto no trânsito pesado quanto  em áreas rurais.

     Em São Paulo, há 4.382.907 carros, isso em 2003, imagine hoje, pelas minhas estimativas são 7 milhões de carros circulando. Mas sempre, tem soluções: o rodízio, onde carros que possuem uma tal letra,  não podem circular. Mas, você acha que isso resolve? Você acha que isso muda muito as vidas de paulistas, acho que não.
      Hoje, 12 de janeiro de 2011, assisti em um noticiário que a maioria das chuvas que estão se aglomerando no sudeste, acontecem pelo fato da emissão de poluentes (quando se pensa em São Paulo, é claro que você pensa sobre carros).
      Atualmente, o assunto mais discutido é a preservação do meio ambiente. Mas parece que a população não age como se importasse, até eles sentirem na pele as enchentes, aumento da temperatura (se você acha que Ribeirão Preto é quente, espere mais, pois a temperatura mundial aumentará e você pegará uma cor até mesmo não estando em campo aberto), tufões e outras. Mas todo esse assunto de preservação te dá preguiça não é? Colocar todo aquele lixo no lugar certo e não jogar lixo na rua (é fácil,mas quase ninguém cumpre esta ação).           
       Mas eu quero esclarecer uma coisa, não estou falando para vocês comprarem esse carro (até mesmo por ele ainda não estar disponível no mercado automobilístico brasileiro) mas eu os conscientizo à se voltarem para automóveis elétricos que possuem várias fontes de alimentação variando de células à combustível à energia solar.


             Fonte: inovaçãotecnológica.com e Wasim Aluísio Prates Syed

2 comentários:

  1. patrick,eu tenho 13 ahhaha

    ResponderExcluir
  2. O problema do artigo foi que eu o escrevi antes de ouvir as críticas que surgiram 2 dias depois =/ kk

    ResponderExcluir