domingo, fevereiro 06, 2011

Educação

BULLYING E O FRACASSO ESCOLAR
            
      Desde 2002, o ano em que comecei a lecionar, sou surpreendido por um sentimento estranho, uma impressão de final de feira, parece que a educação fracassou em todos, em todos os seus pressupostos. Remunera mal os professores, não tem um plano de carreira que mantenha os bons profissionais em sala de aula, separa os professores por categorias desmerecendo aqueles que alfabetizam, não tem uma grade curricular flexível, está completamente fechada para as novas pesquisas educacionais, os próprios alunos zombam da possibilidade de uma carreira como professor.
        Às vezes sinto-me tomado pela mesma emoção, que o personagem principal do livro 1984 de George Owell sente, parece que estão todos ludibriados, enganados, ignorantes, e o conhecimento das coisas se tornam mais pesado que a própria vida.
        Hoje assisti o filme espanhol BULLYING, talvez aquele que não seja professor ou que não tenha uma relação direta com a educação, não tenha se abalado tanto, mas é um filme que comprova o fracasso escolar. Professores, alunos, sociedade todos nós somos responsáveis por esse terror que assola os alunos, e, no entanto o que fazemos, somos tão preocupados com nossos conteúdos, salários, promoções que não nos atentamos para as dificuldades que é se relacionar.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário