domingo, abril 17, 2011

Sugestão de livro

   A insustentável leveza do ser


     Obra sobre a trajetória de três personagens de classes sociais distintas e com formações também muito próprias, mas que tem em comum a Tchecoslováquia pré invasão soviética.
        A estrutura do livro foi inovadora, no sentindo de dar tempos diferentes aos personagens, exige atenção, para não se perder, é como se ao mesmo tempo em que estava sendo narrada a vida em Praga, no outro capítulo já está em outro ambiente Bruxelas. Não existe uma linearidade clássica no livro.
        O livro conta a história de Tereza, Tomaz e Sabinna, os dois últimos bem formados e ambientados mainstream Theco, Tereza vinda do interior, era garçonete e queria fazer parte da intelectualidade de Praga e com muita dedicação consegue o emprego de fotografa em uma revista da capital.
        Historia focalizada no triangulo amoroso dos personagens principais, das crises de ciúme de Tereza e do altruísmo de Sabinna. Contudo a principal discussão do livro é sobre a existência, principalmente quando esta é acometida por um evento político traumático, que foi a invasão da Tchecoslováquia pela URSS em 1968, acaba interferindo, não somente, nos projetos individuais dos personagens, mas de toda uma nação. “O campo de concentração é a liquidação total da vida privada”. É assim que o livro aborda o fato histórico e mais, ao comparar o gosto de Tereza por Beethoven ironiza o drama totalitário. “Ao contrário de Parmênides, Beethoven considerava o peso como algo positivo, Der schwer gefasste Entschluss  a decisão gravemente pesada está associada à voz do Destino, o peso, a necessidade e o valor são três noções íntimas e profundamente ligadas, só é grave aquilo que é necessário, só tem valor aquilo que pesa.
“O que faz a grandeza de um homem é ele carregar seu destino, Atlas carregava sobre os ombros a abóboda celeste”.
O herói de Beethoven é um halterofilista que levanta pesos metafísicos.
A resistência está em suportar o destino, a necessidade e o peso.
Meu capítulo preferido é o que retrata sobre o tempo dos animais, infinito em sua inércia. Quem inventou que os animais existem para nos servir? Nietzsche pedindo perdão a um cavalo ao ser açoitado, querendo dizer o quanto é vão a razão.
Um livro que é importante ser lido por aqueles que cegamente defendem a esquerda totalitária sem se dar conta daqueles que já sofreram dos seus dissabores.
O autor Tcheco Milan Kundera consegue sensibilizar, fazer chorar e até excitar aqueles que lêem a obra. Talvez seja  autobiográfica, quem sabe. O importante é o relato da insensatez que destrói projetos de vida tornando insustentável a leveza do ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário